quinta-feira, 26 de maio de 2011

Evate

Moçambique é um país da África Oriental, ou sudeste daquele imenso continente.
Faz fronteira com o norte da África do Sul e o sul da Tanzânia.
Faz ainda, a oeste, fronteira com o Zimbábue e a Zâmbia.
Tem, em quase toda sua costa, a gigantesca ilha de Madagascar à sua frente.
Da capital Maputo (a antiga Lourenço Marques dos tempos coloniais lusitanos), que não está longe de Pretoria e da Suazilândia (um reino encravado na África do Sul) e tem quase dois milhões de habitantes, voa-se quase dois mil quilômetros para a capital regional de Nampula, no meio Norte do país, e com cerca de 500 mil pessoas. Dali vai-se ao litoral, onde se chega ao porto de Nacala, ao largo da Ilha de Moçambique. O município de Nacala tem cerca de 200 mil habitantes.
Entre Nampula e Nacala acha-se a mina de Evate.
A Vale prepara-se para desenvolver a exploração comercial desse jazimento fosfático, com mina, beneficiamento da rocha e seu transporte ferroviário a Nacala, onde deverá ser instalado um complexo químico com Sulfúrico, Fosfórico e Fertilizantes.
Isso virá se somar aos investimentos já feitos por essa empresa na exploração da bacia carbonífera de Moatize (na província de Tete, no centro de Moçambique, cuja produção é escoada por ferrovia de 600 km até o porto de Beira, na provícia de Sofala, na costa centro-sul).
Assim abrem-se novas perspectivas aos 24 milhões de moçambicanos, que aos poucos vão se refazendo das dores de uma guerra civil entre a Frelimo de Samora Machel (marxista) e a Renamo que tinha suporte sul-africano. O acordo de paz entre os dois grupos só foi assinado em 1992 e o país ainda sofre com a presença de campos com minas terrestres e com o baixo desenvolvimento da agropecuária.
Nesse sentido há uma ação governamental importante do Brasil na assistência a esse país lusófono irmão e berço de muitos ancestrais de brasileiros: tratam-se de ações da Embrapa em transferência de tecnologia para Moçambique reforçadas com a execução e implementação de um projeto de cooperação trilateral (que inclui a França) em agricultura de conservação e apoio à pecuária leiteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário