terça-feira, 22 de março de 2011

História breve das outras fábricas de Fosfórico no Brasil

Cajati, Imbituba, Uberaba, Cubatão-Piaçaguera (Ultrafértil). Chegamos a ter cinco rodando ao mesmo tempo.
Só a de Imbituba-SC, a ICC, que foi estatal como Indústria Carboquímica Catarinense, teve vida "breve", que depois eu conto.
A Ultrafértil (parceria da Philips Petroleum com o grupo Ultra) partiu em 1970 um Complexo em Piaçaguera estilo estadounidense: H2SO4, H3PO4, Amônia, Uréia, Nítrico e Nitratos, TSP, MAP e DAP! Foi estatizada pela ditadura e privatizada pelo Collor, ou seja, processos nem sempre bem conduzidos!
Cajati foi construída em 70 e 71 e rodou em 72, acho. Preciso perguntar pro Saulo Meda! História viva, ele chegou lá em 74 ou 75, depois de fazer fenol por batch em São Caetano! Trabalhou em Santo André onde fez Sulfúrico em câmara de chumbo!! E tá ativo na Vale com mais de 70! Também volto ao assunto.
E a mineirada, Vale já no bolo, fez a mina de Tapira (Valep e Camig) e o Complexo de Uberaba (Valefértil), que depois entraram na Petrofértil, tendo partido em 1980!
E tudo vem rodando e dando lucro, alimentado esse povo, vivido.
E vem muito mais por aí!

Um comentário:

  1. Halo, sou Helena Julio, do Equador, quero falar bem sobre o senhor Benjamin sobre esse assunto. me dá apoio financeiro quando todos os bancos da minha cidade recusaram meu pedido de concessão de um empréstimo de 500.000,00 USD, eu tentei tudo o que pude para obter um empréstimo de meus bancos aqui no Equador, mas todos eles me recusaram porque meu crédito era baixo, mas Com graça de Deus, conheci o Sr. Benjamin, por isso decidi tentar solicitar o empréstimo. com a vontade de Deus, eles me concedem um empréstimo de 500.000,00 USD o pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador me recusaram, foi realmente incrível fazer negócios com eles e meus negócios estão indo bem agora. E-mail / WhatsApp Entre em contato se desejar aplicar um empréstimo com eles. Lfdsloans@outlook.comWhatsApp Contact: + 1-989-394-3740.

    ResponderExcluir